Produtores rurais se animam com novidades na Agrishow 2014

Máquinas e implementos chamam atenção pela alta tecnologiaPara o produtor rural Irineo Carlini as máquinas agrícolas, em exposição na 21ª Feira Internacional de Tecnologia em Ação - Agrishow, parecem brinquedos. - Tem coisa que nem sei para o que serve - diz Carlini.

Carlini é um pequeno agricultor em Artur Nogueira, interior de São Paulo. Ele veio em busca de um trator e encontrou muito mais, já que os atrativos estão por todos os lados.

• Veja a programação do estande do Canal Rural na Agrishow 2014

Por trás do marketing, as empresas esperam faturar mais do que na Agrishow do ano passado. E para isto lançam novidades, como uma colheitadeira que custa R$ 1,3 milhão e é apresentada como a maior e mais econômica da categoria. Tem capacidade para 160 sacas de soja e leva apenas 90 segundos para descarregar os grãos. Tratores com câmbio automático, semelhantes a um carro de luxo, ainda são protótipos, mas já mostram que a alta tecnologia está trabalhando pelo agronegócio.

Só uma empresa aproveitou a feira para lançar 18 novidades. Uma delas é um trator com esteiras, que não foram adaptadas, já vem de fábrica. E também uma máquina que vem fazendo sucesso com os produtores que trabalham com reflorestamento: é uma colhedora de biomassa com sistema de reversão. O operador não precisa dar marcha ré, nem ficar olhando para trás, a poltrona gira e ele tem tudo que precisa à disposição.