Programa mundial alerta para crise alimentícia em curto prazo na Líbia

Diretor regional do PMA atentou para falta de provisões e disparada dos preços dos alimentos no paísO Programa Mundial de Alimentos (PMA) advertiu nesta sexta, dia 29, sobre a ameaça de uma crise alimentícia em grande escala na Líbia nos próximos 45 a 60 dias, caso não seja restabelecido o fornecimento de combustível e alimentos no país.

Em uma conferência de imprensa em Genebra, o diretor regional do PMA para o Oriente Médio e Norte da África, Daly Belgamy, afirmou que a preocupação imediata é garantir o restabelecimento da provisão de água, eletricidade, transporte e alimentos básicos.

Belgamy também destacou a falta de acesso a dinheiro.

? O Banco Central está em Trípoli e é a única entidade que emite e distribui a moeda nacional. E sem ela é impossível que as pessoas possam se prover de comida e insumos básicos não-comestíveis ? disse.

O diretor regional declarou também que os preços dos alimentos dispararam e agora estão entre 30% e 40% mais altos do que no período em que crise começou.

Por fim, Daly Belgamy disse que para solucionar o problema é necessário desbloquear as transações bancários, resolver a escassez de dinheiro e reativar os portos.