Projeto investe mais de R$ 100 milhões em defesa agropecuária

Iniciativa da parceria entre Ministério da Agricultura e CNPq é focada na estruturação de redes de pesquisa e na capacitação de técnicosAté o final de 2011, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento vai investir R$ 105,5 milhões em projetos de defesa agropecuária pelo programa Mais Ciência, Mais Tecnologia.

A iniciativa, iniciada há dois anos em parceria Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNPq), é focada na estruturação de redes de pesquisa, desenvolvimento de estudos científicos e na capacitação de técnicos em áreas como inspeção animal e vegetal, explica o diretor da Área Vegetal do Mapa, José Guilherme Leal. O dirigente apresentou os resultados do programa em Belo Horizonte/MG, durante a 2ª Conferencia Nacional sobre Defesa Agropecuária, que começou nesta quinta, dia 27.

Leal destacou o treinamento de 60 fiscais federais agropecuários para realização de auditorias; a adoção de um sistema informatizado para apoio ao Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose (PNCEBT) e a criação de centros colaboradores de pesquisa na área de sementes.

? Temos 374 projetos incluídos no programa, que beneficiarão o agronegócio brasileiro, ao gerar tecnologias para o desenvolvimento das ações voltadas à sanidade agropecuária ? enfatiza Leal.

A meta do programa, conclui o diretor do Mapa, é incluir as demandas de defesa agropecuária na agenda da comunidade acadêmica e fortalecer o vínculo desses profissionais com os serviços oficiais de sanidade animal e vegetal.