ABERTURA DA COLHEITA DA SOJA

A causa do aquecimento global não está no arroto da vaca brasileira, mas fora do país, diz senador

Luis Carlos Heinze destacou que o agro precisa ter voz na COP 30, em 2025, para dizer o que o Brasil deseja do mundo, não o contrário

Abertura Nacional Colheita da Soja

O painel de Políticas Públicas no Agronegócio, realizado nesta sexta-feira (1º) durante a Abertura Nacional da Colheita da Soja – Safra 23/24, em Tapera, Rio Grande do Sul, contou com a participação de congressistas de renome no setor.

O senador Luis Carlos Heinze, por exemplo, falou sobre a necessidade de a Frente Parlamentar de Agricultura (FPA), auxiliada por todos os produtores, investir em criar uma agenda prévia à 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), a ser sediada em 2025 no Pará.

“É a oportunidade de nós dizermos o que o Brasil quer do mundo, não o que o mundo quer do Brasil. […] A agricultura brasileira não é responsável pelo aquecimento global. A causa desse problema não está no arroto, nos gases emitidos pelas nossas vacas, nosso gado. Ninguém fala da contribuição da China, dos Estados Unidos, da União Europeia, dos automóveis, que são os maiores emissores”.

De acordo com ele, não há país no mundo com exigências ambientais tão restritas como o Brasil, com um Código Florestal de tamanha rigidez.

Já o deputado federal Alceu Moreira destacou que o trabalho de comunicação do agronegócio deve ser constante.

“Temos que mostrar para as pessoas da cidade que toda vez que elas se reúnem para uma ocasião, uma festa, a agropecuária está no centro das atenções, na comida. O mesmo vale para a dona de casa na Europa, que precisa entender que toda vez que ela pega um produto brasileiro na prateleira do supermercado, precisa saber que ele chega lá com muita qualidade”.

Nesta linha, o senador Heinze citou que o Canal Rural foi o primeiro veículo a fazer o link entre o campo e a cidade, mostrando às metrópoles como o produtor realmente trabalha.

Por fim, o presidente da FPA, Pedro Lupion, presente virtualmente na Abertura Nacional da Colheita da Soja, ressaltou que o governo federal precisa assumir que há, de fato, uma crise no agro. “Precisamos de dinheiro para garantir o seguro rural, para socorrer o produtor em dificuldade”, disse.