De mala e cuia pra chapada | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Fernanda Farias, repórter da Expedição Soja Brasil

Hoje eu peço licença pra contar uma história fora das lavouras. A cidade é Chapadão do Sul, nosso último destino no Mato Grosso do Sul. A explicação para o nome é simples: a região é uma chapada, e o colonizador veio do Rio Grande do Sul.

Aliás, é um gaúcho que faz jus à fama que temos de bairristas. Seu Julio Martins tem 85 anos e vive aqui há mais de 40. Foi o criador do município e corretor de imóveis responsável pela venda das terras para agricultores que vieram desbravar o cerrado – esses, também gaúchos. O município foi emancipado há 27 anos e hoje tem 25 mil habitantes (80% é do Sul ou filho de gente de lá).

Cuia e chimarrão para homenagear o gaúcho fundador de Chapadão do Sul (Fernanda Farias/Canal Rural)
Cuia e chaleira para homenagear o gaúcho fundador de Chapadão do Sul (Fernanda Farias/Canal Rural)

É uma cidade limpa, organizada, com vias largas, campus de universidade e praças com estrutura para lazer. Mas uma delas chama muito a atenção desde que foi criada, em 2013. Quer saber por que a praça 21 de abril é a queridinha dos moradores e por que contribuiu para a fama de bairrismo entre os gaúchos? Olha só esse vídeo!

Além dos que estão na praça, há mais dois monumentos espalhados pela cidade – mais uma réplica do avião e outro par de cuia e chaleira. E ainda tem o museu com as primeiras máquinas usadas na região e o verdadeiro avião que seu Julio pilotou pra chegar a Chapadão do Sul. Hoje, não é exagero dizer que seu Julio é dono de quase metade da cidade. Construiu casas, loteamentos, prédios. E também foi o responsável pela construção da biblioteca pública e da igreja.

Réplica do avião em que Julio Martins chegou ao território que hoje é Chapadão do Sul (Fernanda Farias/Canal Rural)

Andar com ele por Chapadão do Sul é a certeza de muitas paradas pra conversas, cumprimentos e fotos. Nesse dia em que conversamos, ele mostrou mais um motivo pra ser querido pelos moradores. Os convites para o circo, que ganhou minutos antes, foram distribuídos no grupo de adolescentes. Os meninos e meninas que conversavam na praça do seu Julio retribuíram com um bom comportamento durante a entrevista e na pose pra foto!

Sair da versão mobile