Levantamento da consultoria Safras & Mercado estima mais uma safra recorde e com aumento de área, mesmo com a falta de crédito e os problemas econômicos
O Brasil deve produzir na safra 2015/2016 acima das 100 milhões de toneladas. A estimativa é da consultoria Safras & Mercado, que divulgou o levantamento da safra brasileira de soja, que já começou em alguns estados.
• USDA surpreende novamente e eleva estimativa de safra
Segundo a projeção, a produção brasileira deve alcançar 100,5 milhões de toneladas, alta de 5,3% em relação ao ciclo anterior. A área plantada poderá alcançar 32,92 milhões de hectares, acréscimo de 3,8%. A produtividade estimada é de 3.069 kg por hectare.
Entre os maiores crescimentos estão Goiás, que deve se recuperar do veranico da última safra e aumentar a produção em 10%, chegando a 9,6 milhões de toneladas. Minas Gerais também mostrou grande variação: 18%, colhendo 4,05 mi de t.
A região do Matopiba, que compreende os estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, deve apresentar crescimento em produção de 4,47%, com 10,65 milhões de toneladas. Em área plantada, a nova fronteira agrícola terá expansão de 5%, com 3,76 milhões de hectares.
Confira os dados completos: