UMIDADE DO SOLO

Calorão continua, mas também vem chuva por aí em áreas de soja

Previsão do tempo mostra mapas de chuva e temperaturas de 22 de dezembro a 7 de abril. Confira condições em dois importantes municípios

O calor elevado que marcou o ciclo da soja 23/24 no Centro-Oeste deve continuar nos próximos dias.

Entre esta sexta-feira (22) e 7 de janeiro, as temperaturas médias se elevam principalmente em Mato Grosso do Sul, centro-sul de Mato Grosso e também em áreas produtoras do Matopiba. A previsão é que os termômetros ultrapassem os 35°C.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempoSiga o Canal Rural no WhatsApp!

Essas condições de restrição hídrica agravam o ciclo final da oleaginosa. Contudo, a chuva também deve se fazer presente, mas de forma pouco distribuída na principal região produtora.

“Porém, a tendência é de melhora em áreas da região Sul, Sudeste, Centro-Oeste e também no Matopiba porque esse volume de chuva deve girar em torno de 100 a 150 mm”, diz o meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller.

Veja a quantidade de chuva em dois importantes municípios produtores de soja:

  • Castro (PR): cerca de 75 mm nas próximas duas semanas, com os maiores volumes nos dias 23, 29 e 30, bem como em 7 e 10 de janeiro.”O ideal é que ao menos chovesse 150 mm, mas essa chuva contribui com a umidade do solo. Porém, como será um período mais quente na região Sul, pode resultar em restrição hídrica”.
  • Rio Grande do Ribeiro (PI): cerca de 130 mm até o dia 19 de janeiro, com os maiores volumes entre 29 de dezembro e 4 de janeiro. “Essa quantidade de chuva contribui não apenas para amenizar o grande calor na região, como também com a reposição de água no solo”.