QUEBRA

Consultoria estima safra de soja pouco acima de 150 milhões de toneladas

AgResource Brasil fez tour em cinco estados para observar situação das lavouras. Consultoria fará novo levantamento no fim do mês

Consultoria estima safra de soja pouco acima de 150 milhões de toneladas

A estimativa de produção de soja e de milho para a safra 2023/24 foi revisada pela consultoria AgResource Brasil.

A empresa projeta uma temporada bem menor do que as primeiras indicações, que davam conta de uma colheita superior a 160 milhões de toneladas. O número, agora, é de 150,72 milhões de toneladas.

Já a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) sinalizou, em dezembro, que o país deve produzir 160,18 milhões de toneladas. Contudo, a entidade deve realizar novos cortes no próximo dia 10, quando lança o relatório de janeiro.

Tour da safra de soja

estimativa produção soja

Para chegar aos atuais números, a AgResource Brasil realizou em novembro e dezembro de 2023 um tour de safra pelos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Goiás, São Paulo e Minas Gerais.

Ao fim de janeiro, a consultoria anuncia que fará nova excursão para avaliar as colheitas de soja e o plantio da safrinha.

Oferta e demanda pressionadas

soja no porto de Paranaguá, portos
Foto: APPA

Na visão da AgResource, a projeção atual pressiona o quadro de Oferta & Demanda do Brasil e os estoques finais em 2023.

“Uma exportação acima de 100 milhões de toneladas em 2023/24 – que repetiria a temporada anterior – começa a não ser mais possível, uma vez que a atual já está projetada em 94 milhões de toneladas”, diz a consultoria, em nota.

Projeções para o milho

estimativa produção milho

No caso do milho, a AgResource também revisou a produção e em janeiro as projeções apontam para uma redução de milho total Brasil de 120,12 para 119,08 milhões de toneladas.

Assim, a diminuição é estimada em 0,86% em relação a dezembro e 0,46% maior do que o estimado pela Conab para o mesmo mês.