ABERTURA DO PLANTIO DA SOJA

Diretor da Ubrabio marca presença e afirma: 'Produzir soja é produzir energia que move o Brasil'

Donizete Tokarski estará presente na Abertura do Plantio da Soja junto a governadores e autoridades para debater geopolítica, clima e mercado

Imagem gerada por IA
Imagem gerada por IA

No dia 3 de outubro, a cidade de Sidrolândia, no Mato Grosso do Sul, receberá a Abertura Nacional do Plantio da Soja, evento realizado na Fazenda Recanto. Uma das presenças de destaque do encontro é Donizete Tokarski, diretor-superintendente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio). Ele participará das discussões sobre clima, geopolítica e mercado, junto a governadores e representantes do setor. Confira a declaração de Tokarski ao Soja Brasil:

  • Fique por dentro das novidades e notícias recentes sobre a soja! Participe da nossa comunidade através do link! 🌱

“O evento é um marco representativo e extremamente importante diante da próxima safra agrícola brasileira, que será novamente um recorde. E é nesse sentido que devemos valorizar o plantio”, destaca Tokarski.

Muito além de uma commodity

O diretor ressalta que a oleaginosa deixou de ser vista apenas como commodity e hoje oferece diferentes oportunidades. “Temos a soja transgênica, a não transgênica e, agora, o programa de plantio de soja destinado à produção de biodiesel, o RenovaBio, que valoriza a descarbonização do grão. Cada produtor rural tem uma possibilidade diferente de ganhos em função da redução de emissões e da pegada de carbono”, explica.

Papel de destaque

Ele destaca, também, o papel estratégico da soja para a economia e a alimentação. “Cada grão de soja fecundado no solo se transforma em farelo e óleo, permitindo a produção de suínos, peixes, aves e outras proteínas, gerando riqueza para o país”, afirma.

Tokarski acrescenta que o grão também se converte em óleo destinado à produção de biodiesel, uma energia limpa e sustentável que movimenta motores, máquinas agrícolas e impulsiona a economia brasileira.

Sojicultores na linha de frente

Tokarski valoriza e parabeniza os agricultores e a sustentabilidade. “Parabéns aos agricultores que cultivam a oleaginosa e todas as culturas, produzindo riqueza, alimentos e energia. Neste ano de COP, o Brasil leva a produção de soja associada à energia limpa, sustentabilidade e diversidade de culturas, mostrando o desenvolvimento tecnológico da agricultura brasileira. Vamos em frente, Sidrolândia!”, completa.

Inscrições em andamento

As inscrições para a Abertura Nacional do Plantio da Soja seguem abertas. Clique aqui e faça parte.