Segundo a Somar Meteorologia, apenas uma parte da região Norte do país registrará algum volume de chuva. No Centro-Oeste situação segue complicada
A sexta-feira (10) inicia com baixas temperaturas em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, que também registra vento de moderada a forte intensidade. A influência da massa de ar polar que favoreceu a queda nas temperaturas somada ao sistema de baixa pressão que joga umidade do oceano para faixa leste dos estados catarinense e gaúcho, mantém nas próximas horas, as condições para chuva congelada e neve nos pontos mais altos, sendo que as maiores chances para que ocorram os fenômenos estão na serra de Santa Catarina, onde no momento chove fraco e faz 0,8°C em São Joaquim. No sudeste, o tempo segue sendo influenciado pela passagem de uma frente fria que deixa o tempo encoberto na parte central de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, que registrou chuva fraca durante a madrugada.
Estados Unidos
Altas temperaturas e chuvas com baixos volumes acumulados essa é a combinação perigosa prevista para os próximos dias para as lavouras de soja dos Estados Unidos. O resultado disso pode ser uma piora nas condições das lavouras. Até o dia 18 de agosto a previsão é de que volumes não ultrapassem os 20 milímetros acumulados.
SUL
Na sexta-feira o sistema de baixa pressão se afasta pelo oceano e não deve chover em quase nenhuma nenhuma área da região Sul. Apenas na área serrana entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina é que ainda tem condição de chuva e como as temperaturas seguem em acentuado declínio tem possibilidade para nevar no amanhecer, nos pontos mais elevados destas áreas. Chove fraco também nas áreas do leste gaúcho, entre o litoral e a região Metropolitana de Porto Alegre. Nas demais áreas pode gear de maneira ampla. Durante a tarde o sol aparece e ajuda a aliviar a sensação de frio das primeiras horas do dia, mas não chega a fazer calor. Atenção para o alerta de ressaca entre Chuí (RS) e Florianópolis (SC), com ondas de até 3m, válido até às 9h da manhã de domingo
SUDESTE
Na sexta-feira a frente fria se afasta para o oceano, mas a chuva continua entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, além de Minas Gerais. As pancadas são isoladas e o sol consegue aparecer ao longo do dia. O risco para temporais diminui bastante e não há previsão para granizo. Em São Paulo o tempo abre e as temperaturas ficam agradáveis na parte da tarde. Durante a noite volta a esfriar. Não deve chover também no triângulo mineiro e no norte de minas. Atenção para o alerta de ressaca entre Peruíbe (SP) e Arraial do Cabo (RJ), com ondas de até 2.5m, válido entre 9h e 21h de sábado.
CENTRO-OESTE
Após um período de aproximadamente 80 dias sem chuva significativa, a cidade de Goiânia, capital de Goiás registrou 2 milímetros acumulados na tarde da última quinta-feira e ainda tem previsão para chover hoje. Na sexta-feira a chuva segue concentrada no leste de Goiás e até mesmo no Distrito Federal, com acumulados baixos, que não ajudam nem mesmo a diminuir as temperaturas nestas áreas. Já nas demais áreas do estado, em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul o tempo fica firme e com sol, mas destaque para as temperaturas baixas, especialmente na metade oeste da região, por causa de uma massa de ar polar que está na região Sul e que acaba influenciando também o tempo no Centro-Oeste.
NORDESTE
Na sexta-feira o tempo firme continua em grande parte do Nordeste e apenas entre as praias de Paraíba e do Maranhão é que há condições para chover fraco e mesmo assim alternados por períodos de tempo firme que acaba garantindo atividades ao ar livre. As temperaturas continuam elevadas em todos os estados da região. Atenção para o litoral sul da Bahia, há risco para rajadas de vento de moderada a forte intensidade que podem atingir os 60 km/h.
NORTE
Na sexta-feira a chuva se concentra mais entre o Acre e o norte do Pará, com acumulados baixos, mas com pancadas que podem acontecer a qualquer hora do dia. O tempo fica firme em Rondônia, no sul do Pará e no Tocantins. As temperaturas ficam elevadas em toda região.
Sábado
SUL
No sábado, todos os estados têm tempo firme. Ainda tem risco para gear em pontos mais elevados e também na região de Curitiba, porém as temperaturas já começam a entrar em elevação e durante a tarde a sensação é um pouco mais agradável. Apenas no litoral do Rio Grande do Sul é que ainda tem um pouco de instabilidade, dos ventos vindos do oceano, e pode chover fraco ao longo deste sábado. No litoral de Santa Catarina pode ventar forte, com rajadas que atingem cerca de 70km/h.
SUDESTE
No sábado a frente fria influencia o tempo apenas no Espírito Santo e no norte de Minas Gerais. Nestas áreas pode chover fraco ao longo do dia. Nas outras áreas do Sudeste o tempo fica firme. Pela manhã a sensação é de frio e as temperaturas ficam ainda mais baixas nas áreas serranas. À tarde, com a presença do sol faz as temperaturas se elevarem e a sensação é mais agradável. Porém, volta a esfriar durante a noite. No litoral do Espírito Santo pode ventar de até forte intensidade, com rajadas que atingem os 60km/h. Atenção para o alerta de ressaca entre Peruíbe (SP) e Arraial do Cabo (RJ), com ondas de até 2.5m, válido entre 9h e 21h de sábado.
CENTRO-OESTE
No sábado o tempo fica firme em grande parte do Centro-Oeste, mas ainda com tempo instável na região do Distrito Federal. Pode chover fraco ao longo do dia, mas a sensação de calor continua. Entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a chuva não ocorre e o sol aparece ao longo do dia, porém, as temperaturas não sobem muito, por causa de uma massa de ar frio que está no Sul do Brasil.
NORDESTE
No sábado a condição ainda é de tempo firme na maior parte do Nordeste,e por causa da atuação de uma massa de ar seco. O sol aparece ao longo do dia e as temperaturas sobem bastante no interior da região. No litoral ainda há previsão para chover, mas com baixos volumes acumulados, principalmente entre Pernambuco e o Rio Grande do Norte, no litoral sul da Bahia e no norte do Maranhão. Mesmo onde chove a sensação ainda é de calor.
NORTE
No sábado ainda temos uma condição de tempo instável em grande parte do Norte. Em Rondônia o tempo volta a ficar firme e a mudança na direção dos ventos faz as temperaturas subirem novamente. No Acre ainda chove e a sensação será de calor à tarde.
Domingo
SUL
O domingo segue com tempo firme em todos os estados do Sul. O sol predomina ao longo do dia, com poucas nuvens. Pela manhã a sensação ainda é de frio e não se descarta a possibilidade para geadas em áreas como o noroeste do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina. À tarde, justamente por causa do tempo aberto, as temperaturas devem subir um pouco mais e a sensação é mais agradável que nos dias anteriores.
SUDESTE
O domingo será ainda de tempo firme em grande parte do Sudeste. Apenas no Espírito Santo é que ainda tem uma condição para chuva ao longo do dia, por causa da presença da frente fria. Mesmo assim não há risco para temporais ou volumes elevados. As temperaturas do amanhecer ainda são mais baixas, especialmente em áreas elevadas do Sudeste. Mas à tarde a presença do sol ajuda a aliviar a sensação de frio. Os ventos ganham intensidade na costa paulista e as rajadas podem chegar aos 50km/h.
CENTRO-OESTE
No domingo teremos o tempo firme em todo Centro-Oeste do Brasil, com temperaturas em elevação e sensação de calor na parte da tarde. A chuva que ocorreu neste início do mês de agosto foi suficiente para aumentar os índices de água no solo em todo Mato Grosso do Sul.
NORDESTE
O domingo será de tempo firme em grande parte do Nordeste e mesmo nas áreas do litoral, onde há possibilidade de chuva, as pancadas são muito rápidas e não atrapalha o dia na praia. A chuva pode ocorrer principalmente no litoral sul da Bahia, na faixa que vai de Alagoas até o Rio Grande do Norte e também nas praias da Maranhão.
NORTE
O domingo será de tempo firme ainda no Tocantins e temperaturas elevadas. Nos demais estados tem muita umidade e condição para chuva rápida ao longo da tarde.
Veja mais notícias sobre soja