Vinte e nove de junho, Dia de São Pedro. Difícil imaginar data melhor para começar a empreender na agricultura. O “santo da chuva”, na crença católica, é o responsável por beneficiar o planeta Terra com o insumo mais importante da lavoura: a água.
Foi exatamente neste dia, em 1956, que o Sr. Elio Starlick e a Sra. Norma Starlick iniciaram uma história de sucesso, semeando o que seria o início da Grandespe Sementes. A fazenda do grupo, em Tapera, Rio Grande do Sul, será a sede da Abertura Nacional da Colheita da Soja – Safra 2023/24.
Essa é a primeira vez que o tradicional evento ocorre no estado sulista – e o momento não poderia ser mais adequado. Isso porque a expectativa é que os produtores de soja colham a maior safra da história gaúcha, com aproximadamente 22 milhões de toneladas.
Produção de sementes
Ao longo dos anos, o patriarca da família foi envolvendo os filhos na atividade. Hoje, quem está à frente, dando continuidade ao legado do pai são os irmãos Narciso e Nereo.
“No decorrer dos anos, fomos evoluindo, comprando e arrendando novas áreas. Em 1975, iniciamos a produção de sementes, tendo em vista a dificuldade de se conseguir sementes de ponta”, conta Nereo Starlick.
Atualmente, a terceira geração da família começa a entrar no negócio. Um exemplo é o Gustavo, responsável técnico da empresa.
“É uma grande responsabilidade porque a empresa tem muita tradição. Hoje, cultivamos contamos com cerca de quatro mil hectares de campo para a produção de sementes de soja. Comercializamos nos três estados do Sul e também em Mato Grosso do Sul”, conta.
Abertura da Colheita da Soja
A Abertura Nacional da Colheita da Soja será na próxima sexta (1° de março). Para participar presencialmente, inscreva-se aqui. O evento é gratuito.
Além do enfileiramento das máquinas para retirar os grãos das vagens, a ocasião também conta com paineis de discussão com os seguintes temas:
- Mercado da soja
- Análise da safra 23/24
- Impactos do clima
- Políticas agrícolas
Serviço:
Abertura Nacional da Colheita da Soja
1° de março de 2023 – a partir das 8h30 (horário de Brasília)
Transmissão ao vivo pela TV, site e redes sociais do Canal Rural
Realização: Canal Rural e Aprosoja Brasil