SOJICULTORES ATENTOS

La Niña chegou e promete muita chuva! Veja o que esperar do tempo com atuação do fenômeno

Segundo meteorologista, La Niña será de curta duração, provocando chuvas acima da média em diversas regiões do país

Freepik
Freepik

Ele chegou! Segundo o relatório mais recente da NOAA, o La Niña está em uma fase de curta duração no Brasil. O fenômeno deve permanecer até o final de 2025 e alcançar a neutralidade no encerramento da safra 2025/26. Mas, o que isso significa? O meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller, explicou todos os detalhes sobre a atuação do episódio climático.





  • Fique por dentro das novidades e notícias recentes sobre a soja! Participe da nossa comunidade através do link! 🌱

Na prática, isso indica chuvas acima da média no Sudeste, Centro-Oeste e Matopiba. Já no Sul do país, não há necessariamente risco de seca, especialmente no Rio Grande do Sul, onde não se projeta estiagem severa, uma vez que o fenômeno tende a ser brando.

Os mapas de umidade do solo apontam boas condições no centro-sul do Pará e no centro-norte de Mato Grosso, embora o Brasil central ainda precise de mais precipitações para consolidar o plantio. Esse cenário começa a mudar com a atuação de um ciclone extratropical, que deve levar volumes expressivos de 50 a 70 mm para o Sul, mas também para o Centro-Oeste e Sudeste, ajudando a reverter o quadro de déficit hídrico em diversas áreas. A previsão também é favorável para Rondônia.

A tendência para a segunda quinzena de outubro aponta para a manutenção das chuvas no centro-sul entre os dias 16 e 20, com avanço das precipitações para o Matopiba no fim do mês. Assim, estados como Bahia, Tocantins, Maranhão e Piauí devem registrar maiores volumes a partir da última semana de outubro.

Em Primavera do Leste, não há previsão de ondas de calor nos próximos 30 dias. Apenas dois dias isolados (25 e 26 de outubro) devem registrar máximas entre 34 e 36 °C. Já a chuva deve ganhar protagonismo entre 18 e 22 de outubro, com acumulados acima de 30 a 40 mm em apenas 24 horas, o que pode atrapalhar momentaneamente os trabalhos de campo em algumas regiões.



Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.