ATENÇÃO, PRODUTOR!

Áreas de soja no Centro-Oeste e Sul ficam em alerta, mas por motivos diferentes

De um lado, chance de tempestades e granizo. Do outro, altas temperaturas e solos ressecados. Veja quando situação muda em MT, MS e GO

previsão do tempo - tempo firme x chuva - calorão - previsão do tempo para hoje - tempestades - sol - 40ºC
Foto: Pixabay

O plantio da soja já iniciou em algumas regiões brasileiras. Assim, para o produtor, é essencial saber a previsão de chuvas, umidade do solo e temperatura.

Confira a previsão do tempo entre esta terça-feira (19) e o domingo (24) com as informações do meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller.

Temporais e granizo

  • Sul: a frente fria avança sobre a região, trazendo temporais para o Rio Grande do Sul, com possibilidade de rajadas de vento e queda de granizo. O plantio da soja já está autorizado em algumas áreas da região (confira aqui).

Altas temperaturas e solo ressecado

  • No Centro-Oeste, boa parte da região se encontra em déficit hídrico, principalmente na tríplice fronteira entre Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. Essa condição também é intensa no nordeste de Goiás e partes do oeste de Mato Grosso do Sul.
  • Nos próximos cinco dias, as temperaturas nos três estados ficará em torno de 40°C, potencializando a evapotranspiração, deixando o solo ainda mais ressecado.
  • Não há previsão de chuva para os próximos cinco dias. As precipitações só devem atingir a região no final do mês, entre os dias 25 e 30, mas de forma pontual e isolada, com no máximo 20 mm. Porém, virando o mês, entre 1 e 6 de outubro, o sul e oeste de Mato Grosso do Sul e o oeste de Mato Grosso devem receber até 40 mm.
  • A falta de chuva no Centro-Oeste, com a semeadura da soja já em curso, preocupa. A tendência é que os maiores volumes só cheguem no Centro-Oeste entre novembro e dezembro.