Plantio da soja chega a 32% no Paraná, mas uma região ainda não começou Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Soja Brasil

Plantio da soja chega a 32% no Paraná, mas uma região ainda não começou

Na mesma época do ano passado, o ritmo era de 45%. Entretanto, após as chuvas, ritmo atual dobrou de uma semana para outra

Plantio em Pato Branco (PR). Foto: Edemar Ferrazza

Bastou a retomada das chuvas no Paraná para que o plantio da soja ganhasse ritmo. Em uma semana, a área plantada com soja dobrou no estado, segundo levantamento semanal do Departamento de Economia Rural (Deral). Entretanto, o ritmo ainda é inferior ao de 2019. A curiosidade é que apenas um núcleo regional (dos 20 acompanhados pela entidade), não iniciou os trabalhos.

Segundo o Deral, ao todo foram semeadas 32% da área de 5,543 milhões de hectares até este dia 20 de outubro. Ou seja o dobro do plantado na semana passada, que era de 16%.

Apesar do avanço rápido, o ritmo atual ainda é inferior ao registrado no mesmo período de 2019 (22/10), quando o plantio já ocupava 45% da área de 5,471 milhões de hectares.

Dos 20 núcleos regionais acompanhados pelo Deral, apenas 1 não iniciou os trabalhos de semeadura da soja: Londrina, que engloba 320 mil hectares. Vale ressaltar que no ano passado esta região já havia semeado 15% da área de 310 mil hectares.

O núcleo regional mais adiantado nesta safra é Pato Branco que já semeou 80% da área de 322 mil hectares que possui. No ano passado, na mesma época, o ritmo era de 65% da área de 330 mil hectares.

Qualidade das lavouras

Segundo o Deral, 85% das lavouras de soja estão com boas condições de desenvolvimento, 14% em situação média e 1% em condições ruins.

Isso significa uma leve melhora em relação a semana passada no qual os índices eram de: 85% em condições boas de desenvolvimento, 15% em situação média e 1% em situação ruim.

Vale ressaltar que a entidade aponta que na mesma época do ano passado as lavouras estavam piores que as atuais, ou seja, 72% estavam em boas condições, 26% em condições médias e 2% apenas ruim.

Leia mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile