NOVIDADE

Programa Soja Brasil estreia com foco no produtor; assista o primeiro episódio

Episódios vão ao ar na tela do Canal Rural e nas redes sociais da emissora a cada 15 dias, sempre às sextas-feiras, às 13h30

Programa Soja Brasil
Foto: Reprodução

O Programa Soja Brasil estreou nesta sexta-feira (22), às 13h30, em grande estilo. De olho no futuro, o episódio também fez um retrospecto dos 12 anos de existência do projeto.

Os eventos de Abertura Nacional de Plantio e de Colheita, reconhecidos como os mais importantes do setor, já passaram por 12 estados e 24 municípios. Na safra 23/24, a ocasião que dá o pontapé na largada do plantio acontece em Mato Grosso. Já o início oficial da colheita será, pela primeira vez, no Rio Grande do Sul.

Contudo, para instalar lavouras sustentáveis e rentáveis, o produtor precisa fazer contas para não ter surpresas no final do ciclo. Assim, a gestão de custos é um dos grandes focos do novo programa.

“Esse é o ponto inicial para qualquer controle financeiro, principalmente quando se olha para uma atividade que movimenta grandes volumes de recursos. Qualquer erro ou impacto no custo de produção vai ter um reflexo no resultado final que pode ser decisivo na hora de realmente ter rentabilidade positiva”, lembra o superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Cleiton Gauer.

Custo operacional efetivo da soja

A relação de troca, principal modalidade de negócios do produtor, tem sido desafiadora. De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), para cobrir o custo efetivo da safra, essa conta ficou assim nas últimas temporadas em Mato Grosso:

  • 2022 (janeiro a julho): 37,91 sacas
  • 2023 (janeiro a julho): 39,87 sacas

Na temporada 2022/23, o produtor rural de Rio Verde, Goiás, Ivan Brucceli, colheu 65 mil sacas com um custo de 50 mil sacas. Já no ciclo 2023/24, ele estima que o custo será empatado com a receita.

“Cada temporada, cada plantio é uma emoção diferente. Tem ano que chove demais, outros em que chove de menos, em outros o dólar sobe e em outros cai. Quando temos muita produção, geralmente o preço é baixo e quando tem pouca produção, às vezes o produtor travou os preços e não consegue participar da alta. O produtor terá que, realmente, adequar a suas questões de custo e de preço, já que ele não manda em nenhum desses aspectos, mas ele pode pesquisar e plantar em suas melhores áreas”.

Então, já sabe: a partir de agora, a soja conta com um espaço só dela na grade do Canal Rural. O programa é dedicado a contar histórias de produtores e, principalmente, transmitir dicas de plantio, manejo, colheita, comercialização e todos os aspectos que envolvem a cadeia do grão mais importante do agronegócio nacional.

Os programas vão ao ar a cada 15 dias, sempre às sextas-feiras, às 13h30. O segundo episódio será transmitido em 6 de outubro. Não perca!