PERDAS E MAIS PERDAS

Rede de cooperativas derruba produtividade de soja no RS em 6 sacas

Estimativas são provenientes da área de 21 cooperativas que atuam no estado e mostram impacto devastador das chuvas

A Rede Técnica Cooperativa (RTC/CCGL) atualizou os números relacionados à expectativa de safra de soja na área de atuação das cooperativas no Rio Grande do Sul.

Diante da catástrofe climática que atingiu o estado, a produtividade média foi revisada para 3021 kg/ha (50,36 sacas). No levantamento anterior, esse número era de 3414 kg/ha (56,9 sacas).

A RTC também apurou que a penalização média de produtividade ocasionada pelo excesso de chuva é de 10%, havendo regiões onde essa taxa alcança 50%, como é o caso do sul do estado.

Área de soja

O levantamento da Rede apurou que o percentual atual de área colhida é de 91,5%, ou seja, 8,5% das lavouras cultivadas com a soja ainda aguardam a entrada das máquinas.

“Diante disso, os números da safra ainda deverão apontar, provavelmente, uma quebra maior em função das chuvas desta semana e das dificuldades nas estruturas de recebimento, umidade e qualidade dos grãos que estão por colher”, diz o levantamento.

As estimativas são resultantes do trabalho conjunto de 21 cooperativas parceiras da RTC/CCGL no Rio Grande do Sul.

Colheita no estado

A colheita de soja atinge 91% da área em todo o estado do Rio Grande do Sul, de acordo com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural gaúcha (Emater-RS).

Em igual momento do ano passado, a ceifa já havia ocupado 96% das lavouras, enquanto a média para o momento nas últimas cinco safras é de 97%.