A semana começa com chuva nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte. O destaque para os próximos dias é a umidade chegando também em áreas do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).
Já no Sul, apesar dos 100 mm de chuva acumulada entre Paraná e Santa Catarina, o Rio Grande do Sul experimentará cinco dias de tempo mais firme, beneficiando a continuidade da instalação da lavoura, que esteve ameaçada.
Entre a terça-feira, dia 19, e o sábado, 23, são esperados de 50 mm a 70 mm na faixa que se estende do sudeste de Minas Gerais até Manaus. No Paraná, chove nos próximos cinco dias na faixa leste, mas nas áreas produtoras do oeste não há previsão significativa de chuva.
Na próxima semana, entre 24 e 28 de outubro, ainda há chuva carregada no Sudeste e Centro-Oeste, com acumulados de 50 mm em São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro. Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás terão 30 mm. As características do sistema pluviométrico nesses estados é reflexo do La Niña, que é o resfriamento das águas do Oceano Pacífico Equatorial.