Vídeo: navio começa a descarregar soja importada dos EUA no Porto de Paranaguá Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Soja Brasil

Vídeo: navio começa a descarregar soja importada dos EUA no Porto de Paranaguá

É a primeira vez na história que o terminal realiza uma operação de desembarque de soja americana em grão; trabalhos devem durar cinco dias, se o clima colaborar

O Porto de Paranaguá, no Paraná, iniciou uma operação inédita nesta quinta-feira, 3. O navio Discoverer, com bandeira das Ilhas Marshall, começou a descarregar as 30,5 mil toneladas de soja importadas dos Estados Unidos para abastecer o mercado interno.

soja importada sendo descarregada no porto de paranaguá
Foto: Claudio Neves/Porto de Paranaguá

O volume pode até não parecer muito grande, mas é o maior já importado dos Estados Unidos pelo Brasil desde 1997.  “O Brasil é um gigante na produção de soja, mas o preço do produto no mercado internacional, aliado às vantagens cambiais, fez com que praticamente toda a produção fosse vendida ao exterior. Com isso, foi necessário importar o grão para atender a demanda interna”, conta o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Segundo o Ministério da Economia, entre janeiro e outubro, o Brasil importou 625 mil toneladas da oleaginosa, a maior quantidade desde 2003. A maior parte veio do Paraguai (589 mil toneladas) e do Uruguai (36,3 mil toneladas). No Paraná, os registros dos últimos dez anos mostram que não houve desembarque de soja estrangeira.

Foto: Claudio Neves/Porto de Paranaguá

“Os portos paranaenses são referência na exportação do produto e a importação, por aqui, é inédita. Parte da carga vai direto para a indústria e o restante fica armazenado em Paranaguá, até o transporte ao destino final”, conta Garcia.

O produto importado passou por inspeções e liberações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Agricultura e Receita Federal.

Como a soja vai ser descarregada?

O navio Discoverer tem 179,9 metros de comprimento por 28,4 metros de largura (boca). A embarcação tem cinco porões. A previsão de duração da operação é de cinco dias, com produtividade de 6.000 toneladas por dia, dependendo das condições meteorológicas, já que com chuva o produto não é descarregado.

A descarga será com auxílio de guindaste, como acontece com cereais e demais granéis sólidos de importação. “Com um equipamento chamado grab, a soja é retirada do porão e despejada em um funil, de onde cai na caçamba dos caminhões. É uma operação simples, que segue o padrão de outros cereais que a gente já descarrega em Paranaguá”, detalha João Paulo Barbieri, gerente da Centro Sul, operadora portuária que fará o desembarque.

Foto: Claudio Neves/Porto de Paranaguá

Segundo ele, esta é a primeira vez que a empresa descarrega soja. “É uma operação até curiosa. Trabalhamos com todos os outros cereais que, comumente, são importados, como malte, cevada e trigo. Soja, é a primeira vez”, conta.

O navio está atracado no berço 214, um dos berços do Corredor de Exportação. “Isso mostra bastante da capacidade e flexibilidade do Porto de Paranaguá de atender todas as demandas”, avalia Barbieri.

Leia mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile