Veranico em Goiás causa quebra na produtividade | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Veranico em Goiás causa quebra na produtividade

Estado enfrenta mais de 20 dias sem chuva em momento de desenvolvimento dos grãos; diminuição de produção já é esperada

Quarto maior produtor de soja do país, Goiás enfrenta falta de chuvas desde dezembro do ano passado. Segundo os produtores, o momento é de apreensão e perdas na produtividade já são esperadas. Um dos municípios prejudicados é o de Rio Verde, na parte sudoeste do Estado.

• Estiagem na região de Goiás provoca quebra na safra de soja

Segundo dados do Sindicato Rural e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE), a quebra ainda é baixa, mas já mostra uma tendência de queda. O IBGE estimava em novembro de 2014 que a área plantada seria de 300 mil hectares, com produtividade de 3.120 kg/hectare, alcançando 936 mil toneladas. No levantamento de janeiro deste ano, o número de hectares aumentou para 310 mil hectares, mas a produtividade caiu para 3.000 kg/hectare, totalizando 930 mil toneladas.

Em entrevista ao programa Mercado & Companhia, o diretor da Associação dos Produtores do Estado (Aprosoja-GO) Rogério Vian acredita que o momento é preocupante. Sem chuvas desde o natal, afetando o período de desenvolvimento dos grãos, Goiás pode não alcançar as 9,90 milhões de toneladas estimadas.

– Ano passado tivemos problema de seca nesta época e impactou no resultado final (8,94 milhões de toneladas). Geralmente há veranico, mas há previsões que até o final do mês chove. Se não chover até 20 ou 25 de janeiro, podemos ter uma quebra grande, de 10% a 15% – explica.

Clique aqui e veja a entrevista do diretor da Aprosoja-GO Rogério Vian à repórter Fernanda Farias.

>>> Veja mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile