Protesto de pequenos agricultores termina em confusão no RS

Grupo entrou em confronto com a Brigada Militar durante abertura da Expoagro AfubraUma manifestação do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) durante a abertura da Expoagro Afubra na manhã desta quarta, dia 3, terminou em confusão com a Brigada Militar. Na BR-471, entre os municípios gaúchos de Rio Pardo e Santa Cruz do Sul, cerca de mil pequenos produtores foram impedidos de entrar no parque Rincão Del Rey, onde ocorre o evento.

Os PMs contiveram os manifestantes por meio de tiros de balas de borracha e bombas de efeito moral. O coordenador do MPA, Gilberto Tutenhaggen, afirma que a manifestação dos produtores ocorria de forma pacífica.

? Não tínhamos um pedaço de pau e uma enxada, e fomos recebidos com bombas e balas de borracha. Várias pessoas foram feridas, inclusive uma mulher com ferimentos na cabeça ? conta.

Os produtores pedem por uma definição dos preços da safra de tabaco, o que ainda não ocorreu. Já foram realizadas diversas reuniões entre indústria e produtores para rever o valor. Enquanto as entidades representantes dos agricultores pedem um reajuste de 19,5% nos preços para a safra, as indústrias oferecem valores de no máximo 10% aos produtores.