Quebra da safra de soja na Argentina já melhora exportações de estados brasileiros | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Quebra da safra de soja na Argentina já melhora exportações de estados brasileiros

Vendas ao exterior de farelo de soja do Mato grosso do Sul quadruplica entre janeiro e março deste ano em relação ao ano passado

A quebra da safra de soja na Argentina mostra que o Brasil, assim como Mato Grosso do Sul, podem elevar suas vendas. O país vizinho prioriza a venda dos subprodutos da oleaginosa (farelo e óleo) e tem tarifas mais baixas para incentivar a comercialização destes ítens, situação diferente do grão, que tem tarifa mais alta.

Mato grosso do Sul está elevando suas vendas justamente neste setor de subprodutos, afirma o Departamento de Economia do Sistema Famasul. A exportação do farelo de soja do estado apresentou um aumento de 352% entre janeiro e março deste ano em relação a 2017, representando um total de 118,5 mil toneladas.

Nos últimos três anos, os principais compradores do produto processado são a Tailândia, Indonésia e Holanda. O farelo é utilizado na produção da ração animal, representando 30% da sua composição.

“A quebra da safra argentina trouxe oportunidade para a exportação não só do grão de Mato Grosso do Sul, mas também do farelo, o produto ganha competitividade neste momento.” afirma o técnico do Departamento de Economia do Sistema Famasul, Luiz Gama.  

No período analisado, as exportações renderam uma receita de US$ 45 milhões, uma alta de 370% comparada ao mesmo período do ano passado.

Veja mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile