Região do Paraná está em plena colheita da safra de uva

Em Marialva, no Noroeste do Estado, cerca de 80% dos cachos já foram colhidosO Paraná está em plena colheita da safra de uva. No município de Marialva, no região Noroeste, maior produtor da fruta no Estado, 80% dos cachos já foram colhidos. As uvas finas de mesa são cultivadas em 1,5 mil hectares da cidade, que está a 600 metros de altitude.

A rentável cultura chegou ao município na década de 60, por meio dos colonos japoneses. Pesquisas agronômicas comprovaram a vocação da região para o cultivo da fruta nos anos 90. O solo e o clima da região permitem duas safras por ano. Em 2011 devem ser colhidas 50 mil toneladas de uvas, que movimentam uma economia estimada em mais de R$ 100 milhões.

— As safras geram emprego e renda pra mais de 1,2 mil famílias. O pessoal trabalha no regime de parceria, onde o dono entra com dinheiro e o trabalhador com a mão de obra e fica com 30% da produção — afirma o secretário de Agricultura do município, Valdinei Caselato.

O produtor Edinilson Saiavicz trabalha com quatro variedades europeias cultivadas na região: a Itália, que é totalmente branca; a rubi e a benitaca, que são rosadas; e a Brasil que é escura. Mesmo com um inverno atípico, que teve chuva e frio fora da época, o produtor diz que o trabalho acaba sendo compensando pelos preços pagos no mercado.

— A gente teve que podar e repodar por causa do clima, o que acabou estragando as uvinhas, mas o preço está ajudando e não devemos ter prejuízo — comenta Saiavicz.

A próxima safra deve ser colhida em abril do ano que vem.