Retrospectiva 2012: ano foi marcado por oscilações no mercado financeiro

Para o analista Miguel Daoud, cenário econômico marcou os investidoresO ano de 2012 foi marcado por grandes oscilações do mercado financeiro: preocupações com a Europa, com os Estados Unidos, desaquecimento chinês e o Brasil com pouco crescimento e inflação elevada. Segundo o analista financeiro Miguel Daoud, este cenário marcou os investidores.

No agronegócio, a soja e o milho tiveram os preços valorizados devido à seca nos Estados Unidos, o que deu ao produtor maior rentabilidade. Entretanto, Daoud lembra que outros setores do agronegócio não foram tão bem assim. O café, o suco de laranja, o arroz – que obteve melhora em relação ao início de 2012, mas que não teve um ano fácil -, a suinocultura e a avicultura foram setores que os produtores passaram apertados.

Clique aqui para ver o vídeo

Desempenho econômico ruim: Segundo o analista, foi um ano em que se definiu o que vai ser do futuro do Brasil.

– Pelo o que nós vimos, não vamos ter grandes oportunidades uma vez que nós temos dois fatores que marcam muito o desenvolvimento econômico: o governo gastou muito dinheiro para fazer o país crescer e o país não cresceu mais do que 1%. O governo injetou dinheiro em setores que não contribuíram para que o país tivesse um desempenho favorável. No entanto, sobrevivemos – finaliza Daoud.