EM LONDRINA (PR)

Reunião de Pesquisa de Soja debate rumos da sojicultura nacional

Inscrições presenciais ainda poderão ser feitas na secretaria do evento. Reunião abordará diversos temas da cadeia da soja

A abertura da 38ª Reunião de Pesquisa de Soja (RPS), promovida pela Embrapa Soja, será realizada na próxima quarta-feira (23), a partir das 8h30, em Londrina, Paraná.

A partir das 9h, o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, dará início à programação técnica ao ministrar a palestra intitulada “Cenário atual e futuro da cadeia de produção de soja”.

A expectativa é reunir aproximadamente 500 profissionais envolvidos com a cadeia produtiva da oleaginosa – técnicos, pesquisadores, professores, produtores e acadêmicos.

A Reunião de Soja tem por objetivo apresentar os principais avanços da pesquisa, debater as dificuldades ocorridas na safra de soja e promover o intercâmbio de experiências e informações entre os envolvidos com a cadeia desse grão.

“A Reunião de Pesquisa de Soja é o principal fórum da sojicultora nacional e os debates serão conduzidos por palestrantes em temas estratégicos, envolvendo os desafios atuais e futuros da sojicultura, aspectos da pós-colheita, as principais inovações científicas e de mercado”, detalha o presidente do evento, Fernando Henning.

Exposição de soluções de mercado

Uma das novidades da RPS será o espaço dedicado a expositores que possam contribuir com o aprimoramento das discussões e inovações que estão surgindo no campo e no mercado.

A expectativa é promover uma vitrine tecnológica de produtos, tecnologias e soluções relacionadas aos sistemas de produção de soja

Evento paralelo

Haverá, em paralelo à programação da RPS, o evento Produção Sustentável de Grãos no Paraná, numa promoção da Federação da Agricultura do Estado do Paraná/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Sistema FAEP/ SENAR-PR), Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e Embrapa.

Serão realizados dois painéis abordando os resultados das boas práticas na produção de soja no Paraná e o manejo de solos em sistema de produção de grãos.

Programação técnica da Reunião Soja

Foto: Embrapa Soja

A RPS trará diversos temas cruciais à produção de soja brasileira. Confira a programação:

– Aplicações da edição gênica no melhoramento genético da cultura da soja – chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno.

– Seleção genômica aplicada ao melhoramento – pesquisador da Corteva, Willian Giordani.

– Atualizações na legislação no Brasil e no mundo – presidente da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), Paulo Barroso.

– Níveis de manejo para fins de Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc NM) – pesquisador da Embrapa Soja – Júlio Franchini.

– Impactos da aplicação no Zarc Soja para o Paraná – pesquisador da Embrapa Soja, José Renato Bouças Farias.

– Oportunidades e desafios para a implementação do Zarc NM em lavouras no Paraná – gerente técnico da Coamo, Marcelo Sumyia.

– Cenário atual da tolerância e resistência de plantas daninhas a herbicidas no Brasil e o futuro do manejo – pesquisadora da Fundação ABC, Eliana Fernandes Borsato; e o pesquisador da Fundação Mato Grosso, Lucas Barcellos.

– Oportunidades da agricultura de baixo carbono no contexto da cadeia da soja – pesquisador da Embrapa, Henrique Debiasi

– Perspectivas e os desafios para a produção de soja convencional – consultor da Factum Consultoria, Fernando Nauffal Filho.

– Impacto da podridão de grãos/quebramento da haste na rentabilidade da fazenda e estratégias de convivência com o problema – consultor Juliano Diniz

– Resultados da rede de cultivares para a podridão de grãos – pesquisador da Embrapa Cerrados, Austeclinio Lopes de Farias Neto

– Resultados da rede de fungicidas para a podridão de grãos – pesquisadora da SLC Agrícola, Karla Kudlawiec

– Biotecnologia e inovação em soja: a evolução do manejo no Brasil – diretor de Manejo de Resistência para América Latina da Bayer CropScience, Ramiro Overejo.

– Status atual da ocorrência de Lepidópteros pragas em soja e futuras tecnologias Bt – Antônio Cesar Santos, da Corteva.

– Uso de bioativos, extratos de plantas e óleos essenciais no manejo de pragas, doenças e plantas daninhas – pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical, Guilherme Juliao Zocolo.

– Controle biológico de doenças na cultura – professor da Universidade Federal de Lavras, Flávio Medeiros.

– Uso de biofertilizantes na cultura da soja – Rafael Soares Correa de Souza, da Symbiomics Microbiome Solutions

– Visão global do uso do controle biológico de pragas – diretora de Produtos Biológicos da CropLife Brasil, Amália Borsari.

– Resultados dos ensaios cooperativos de controle de doenças da soja – Hércules Campos, da UniRV.

Perspectivas da mecanização versus modernização – gerente de Marketing Produto Colheitadeiras da New Holland, Carlos Cabral; e Victor Wilson Palaro, coordenador digital da Cocamar.

Outros temas a serem debatidos são:

  • Irrigação na cultura da soja
  • Produção sustentável de grãos no Paraná
  • Crescente uso de drones agrícolas de pulverização
  • Secagem de sementes e grãos

Outro ponto alto será a palestra sobre o “Estado da Arte da Produção Sustentável de Soja”, a ser ministrada pelo produtor e consultor da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Ricardo Arioli.

Serviço
Reunião de Pesquisa de Soja
Data: 23 e 24 de agosto, das 8h às 18h
Local: Buffet Planalto – Av. Tiradentes, 6429, Londrina (PR).
Haverá inscrições presenciais disponíveis na secretaria do evento.