Rio Grande do Sul finaliza plantio de soja

Boa parte das lavouras do Estado encontra-se agora na fase de desenvolvimento vegetativo, segundo a Emater/RSO plantio de soja está finalizado no Rio Grande do Sul, segundo a Empresa Brasileira de Extensão Rural do Rio Grande do Sul (Emater/RS). De acordo com a entidade, 97% das lavouras estão na fase de desenvolvimento vegetativo e em boas condições. No entanto, as temperaturas elevadas e o excesso de umidade favorecem o surgimento de pragas como lagartas, percevejos e raspadores, acrescentou.

Outra questão apontada pela Emater/RS foi o plantio tardio de soja na Fronteira Noroeste e nas Missões, onde 3% da área total destinada à oleaginosa será semeada a partir de janeiro de 2013.

O preço médio pago pela saca de 60 quilos no Estado está em R$ 66,18. Na comparação com a semana anterior, os preços caíram 1,6%. Em relação ao mesmo período da safra passada, a valorização é de 45,9%. Em dezembro de 2011, a saca de 60 quilos estava cotada em R$ 45,37.

As plantações de milho do Estado também apresentam condições “satisfatórias”, informou a empresa, e a produtividade média em algumas regiões subiu levemente frente à semana anterior. Ainda segundo a Emater/RS, a semeadura do arroz também foi finalizada e as lavouras agora se encontram em período de irrigação.