Rio+20 terá presença de 102 chefes de Estado e Governo

Conferência contará com delegações de 176 paísesA Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), 102 chefes de Estado e de Governo confirmaram presença no evento, segundo o secretário nacional de organização da conferência, ministro Laudemar Aguiar. Segundo ele, o encontro vai contar com delegações de 176 países, além de representantes de agências internacionais e de organismos da ONU. Na avaliação de Aguiar, os números indicam a relevância da conferência.

— Não são só os números que definem a importância de uma conferência, mas os que temos dão uma indicação da importância que (a Rio+20) terá. Todos os países-membros da ONU confirmaram presença com algum tipo de delegação. Com esses números, (a conferência) já é um sucesso e estamos fazendo tudo para que tenha o maior êxito possível — disse nesta quarta, dia 30, o ministro.

Aguiar lembrou que, a partir do dia 5 de junho, o Riocentro passará a ser perímetro das Nações Unidas, que ficará responsável por coordenar o espaço e terá apoio do governo brasileiro em questões logísticas, de estrutura e de segurança. Ele destacou que o local tem capacidade para receber até 38 mil pessoas diariamente, incluindo as cinco mil que trabalharão durante o evento em diversos setores, como organização e segurança.

O general Otávio Rego Barros, comandante da 4º Brigada, em Juiz de Fora, e responsável pelas tropas brasileiras que vão atuar no Riocentro durante a Rio+20, informou que cerca de dois mil homens, entre militares das Forças Armadas, agentes e delegados da Polícia Federal, equipes do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Polícia Militar, trabalharão nos dias do evento. Eles apoiarão as Nações Unidas, que ficarão responsáveis pela segurança do local a partir do dia 5.