EM SÃO PAULO

SAA e Conab cooperam para solucionar desafios da produção de borracha

Os secretários Antonio Junqueira e Marcos Renato Böttcher se encontram com Conab para discutir sobre o desenvolvimento sustentável na produção da borracha

Na manhã da última quinta-feira (10), o secretário de Agricultura e Abastecimento, Antonio Junqueira, e o secretário executivo da Pasta, Marcos Renato Böttcher, receberam a superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Renata Camargo, na sede da Pasta.

No encontro, as partes alinharam um acordo de cooperação técnica, com duração de 24 meses, prorrogáveis, a fim de proporcionar soluções para o desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas no estado de São Paulo. O foco inicial dos trabalhos é a cadeia produtiva da borracha natural.

Atendendo a uma demanda de todo o setor, o secretário determinou, no mês passado, a criação de um grupo técnico setorial da cadeia produtiva da borracha. O grupo elaborou um parecer técnico para subsidiar as demandas dos produtores.

O objetivo é consolidar propostas que ofereçam alternativas complementares para manter a atividade e alavancar a heveicultura paulista, principalmente diante dos desafios atuais enfrentados na dinâmica da comercialização. Entre as iniciativas, destacam-se a consolidação de um índice para o preço da borracha, além da modernização dos procedimentos para que os sangradores paulistas tenham acesso às políticas da SAA e da Conab.

Junqueira se mostrou confiante e disposto a causar impacto real para proporcionar melhorias para o setor da borracha. “Não vamos medir esforços para melhorar a vida dos produtores do setor”, afirmou

A Conab está presente em todas as regiões brasileiras, com superintendências nos 26 estados e no Distrito Federal, além de 64 Unidades Armazenadoras (UA), como armazéns convencionais, graneleiros, que são capazes de estocar diversos produtos agrícolas e garantir o suprimento alimentar da população.

Participaram da reunião o coordenador de Relações Institucionais, José Luiz Fontes, o coordenador da Assessoria Técnica do Gabinete, Alberto Amorim, o coordenador das Câmaras Setoriais, José Carlos de Faria, o diretor do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), Felipe Camargo e a gerente de desenvolvimento, Marisete Belloli.

__

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.