Safra de açúcar na Austrália deve ficar abaixo do esperado, diz banco

NAB observou que previsões meteorológicas têm reiterado a indicação de um clima mais úmido que o normal nos próximos meses na costa leste do paísO Banco Nacional da Austrália (NAB) estimou que a produção de açúcar bruto do país deverá ficar em 4,1 milhões de toneladas na safra 2010/11, abaixo da mais recente estimativa do governo, de 4,55 milhões de toneladas. Em relatório mensal sobre esse mercado, a instituição observou que as previsões meteorológicas têm reiterado a indicação de um clima mais úmido que o normal nos próximos meses na costa leste do país. Parte das lavouras será deixada de lado, reduzindo a oferta de cana, embora o banc

O NAB estimou que esses problemas, mais os que ocorrem na Índia e no Brasil podem fazer as cotações do açúcar na Bolsa de Nova York superar 30 cents por libra-peso. Nesta sexta, dia 29, o contrato março chegou perto disso, ao ser negociado por 29,69 cents por libra-peso, com alta de mais de 3%.

O governo australiano estimou, em setembro, que as exportações do país deverão chegar a 3,23 milhões de toneladas de açúcar. A Austrália fornece o produto principalmente para o Japão, Coreia do Sul e Malásia. As informações são da Dow Jones.