PATRULHEIRO AGRO

Safra de milho chega à reta final em MT com rentabilidade ameaçada

O Patrulheiro Agro desta semana mostra como estão a reta final no cultivo do milho em Vera e Tapurah

A colheita do milho em Mato Grosso chegou a 96,08% da área total cultivada nesta safra. Segundo dados levantados pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), a produtividade média estimada no estado, ultrapassa as 113 sacas por hectare. Entretanto, o cenário positivo não garante a renda esperada no campo, deixando muitos agricultores apreensivos pela desvalorização do cereal no mercado. 

Thiago Strapasson, agricultor em Vera, explica que na safra anterior o investimento foi menor, mas a produção foi boa. Diante disso, para a safra atual o investimento foi alto, na espera de atingir números melhores. Contudo, não foi o que ocorreu. 

programa especial mais milho leandro balbino canal rural mato grosso
Foto: Leandro Balbino/Canal Rural Mato Grosso

“Foi uma decepção, colhemos bem menos do que se imaginava. A média geral da fazenda, baseada no ano passado, deu 20 sacas a menos da média geral. Até o momento não se sabe a explicação do porquê. A chuva foi certa, a adubação foi certa, os fungicidas todos os nossos papéis foram feitos bem certo”, comenta.

O agricultor cultivou 1.320 hectares de milho nesta segunda safra.

De acordo com o Sindicato Rural de Vera, este ano os milharais ocuparam aproximadamente 110 mil hectares no município. “A expectativa de produção sempre se calculava que não iria ter espaço para todo esse milho, e não foi o que vimos este ano, pelo menos os armazéns que receberam esse milho estão aí para comercializar”, explica o presidente do Sindicato, Rafael Bilibio.

Foto: Pedro Silvestre/ Canal Rural MT

No município de Tapurah, a colheita do milho também está finalizada. O desempenho das lavouras animou os agricultores. Conforme o Sindicato Rural da região, foram cultivados nesta safra cerca de 150 mil hectares de milho no município.

“A média geral foi acima da média histórica que nós tínhamos esse ano. Foi feito muito investimento,  alto porque estava rentabilizando e com essa mudança aí, a gente frustrou com também não atingindo a média esperada de produtividade”, finaliza o presidente do Sindicato Rural Álvaro Galvan. 

 

+Confira todos os episódios da série Patrulheiro Agro

 

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.