Saldo da balança do agronegócio paulista cai 35,85% em janeiro

IEA aponta recuo de 5,51% na receita das exportaçõesA balança comercial do agronegócio paulista gerou superávit de US$ 340 milhões em janeiro de 2012, de acordo com dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão da Secretaria Agricultura divulgados nesta segunda, dia 13. O montante indica queda de 35,85% ante os US$ 530 milhões de igual mês em 2011.

As exportações somaram US$ 1,2 bilhão no período, receita 5,51% inferior à do primeiro mês de 2011, quando as vendas externas atingiram US$ 1,27 bilhão. Já as importações do agronegócio cresceram 16,21%, se comparados os mesmos períodos de 2011 e 2012 – e variaram de US$ 740 milhões para US$ 860 milhões, respectivamente.

O desempenho do setor neste ano segue melhor que o registrado em toda a balança comercial de São Paulo, que apresentou um déficit de US$ 2,76 bilhões em janeiro. Se o agronegócio não fosse considerado nos cálculos, o rombo em janeiro seria de US$ 3,01 bilhões na balança comercial paulista.

O agronegócio paulista respondeu ainda, no mês passado, por 19,8% de todas as exportações do agronegócio brasileiro, ante 23,6% em igual mês de 2011, e por 32,7% das importações, mesmo porcentual de janeiro do ano passado.

Agência Estado