As exportações somaram US$ 1,2 bilhão no período, receita 5,51% inferior à do primeiro mês de 2011, quando as vendas externas atingiram US$ 1,27 bilhão. Já as importações do agronegócio cresceram 16,21%, se comparados os mesmos períodos de 2011 e 2012 – e variaram de US$ 740 milhões para US$ 860 milhões, respectivamente.
O desempenho do setor neste ano segue melhor que o registrado em toda a balança comercial de São Paulo, que apresentou um déficit de US$ 2,76 bilhões em janeiro. Se o agronegócio não fosse considerado nos cálculos, o rombo em janeiro seria de US$ 3,01 bilhões na balança comercial paulista.
O agronegócio paulista respondeu ainda, no mês passado, por 19,8% de todas as exportações do agronegócio brasileiro, ante 23,6% em igual mês de 2011, e por 32,7% das importações, mesmo porcentual de janeiro do ano passado.