IMPOSTO

Santa Catarina prorroga redução de ICMS sobre insumos agropecuários, diz Ocesc

Medida dá fôlego para que as cooperativas se adaptem com responsabilidade às novas exigências fiscais, diz entidade

preços, crédito rural, milho
Foto: Sistema Famasul

A Organização das Cooperativas de Santa Catarina (Ocesc) informou que a Assembleia Legislativa do Estado (Alesc) aprovou o Projeto de Lei 403/2024, que prorrogou para dezembro de 2025 a redução de 60% do ICMS cobrado sobre os insumos agropecuários na venda para outros Estados.

O PL foi elaborado pelo Sistema Ocesc com a Frencoop/SC. “Essa medida evita impactos retroativos, protege os resultados dos exercícios anteriores e dá fôlego para que as cooperativas se adaptem com responsabilidade às novas exigências fiscais”, disse em nota o coordenador Contábil e Tributário da Ocesc, João Antônio Zerbielli.

Conforme a entidade, outros seis projetos de lei que afetam o cooperativismo catarinense também foram aprovados:

  • PL 412/2025, que prorroga até o final de 2028 o crédito presumido de ICMS para fabricantes de farinha de trigo, de mandioca e derivados;
  • PL 415/2025, que zera a alíquota do ICMS em produtos da cesta básica nas operações internas até abril de 2026;
  • PL 433/2025, que possibilita a transferência de crédito presumido de ICMS acumulado para abatedores de suínos e aves que compram animais produzidos em Santa Catarina;
  • PL 435/2025, com remissão de ICMS devido pelos produtos de leite;
  • PL 472/2025, que institui o Programa Estrada Boa Rural; e
  • PL 426/2025, que define a Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde (SEMAE) como responsável pela execução do Cadastro Ambiental Rural (CAR).