LOGÍSTICA

Seca no Canal do Panamá pode prejudicar agronegócio

No ano passado, cerca de 26% do volume exportado de soja dos EUA e aproximadamente 16% das exportações de milho utilizaram o Canal do Panamá para acessar o mercado asiático

Canal do Panamá reduziria custo do frete
Foto: Pixabay

O Canal do Panamá, uma das rotas marítimas mais movimentadas do mundo, responsável por aproximadamente 6% do comércio marítimo global, encontra-se diante de um desafio crítico.

Recentemente, a região tem sofrido com a redução significativa do seu volume de água devido aos impactos do fenômeno El Niño, que afetam o regime de chuvas. Em resposta a essa situação, as autoridades locais anunciaram planos para restringir o tráfego de navios na área por um período de um ano.

Segundo Marcela Marini, analista de Grãos e Oleaginosas do Rabobank Brasil, aproximadamente 50% de todo o volume transportado pelo Canal do Panamá tem origem na costa leste dos Estados Unidos e destino no mercado asiático.

Portanto, uma das principais implicações dessa restrição seria a redução do volume disponível para exportações, especialmente no que diz respeito aos grãos norte-americanos.

A região do Canal do Panamá desempenha um papel crucial na logística global, e suas restrições teriam um impacto significativo nas exportações dos Estados Unidos.

No ano passado, cerca de 26% do volume exportado de soja dos EUA e aproximadamente 16% das exportações de milho utilizaram o Canal do Panamá para acessar o mercado asiático.

Alternativas e oportunidades

Com a continuidade do El Niño, que se prevê persistir até o outono de 2024, surge a questão de quais alternativas estão disponíveis para as rotas comerciais.

Marini aponta que os portos do Pacífico se tornariam a principal alternativa, especialmente para o mercado norte-americano.

Nesse contexto, o Brasil poderia desempenhar um papel relevante como um mercado alternativo para esses destinos.

A analista ressalta que a principal janela de exportação de grãos dos Estados Unidos ocorre de meados de outubro até o final de maio, e a possível perda de competitividade dos portos do Golfo poderia impulsionar a demanda brasileira por grãos. O Brasil, que recentemente registrou safras recordes de soja e milho, possui estoques significativos de grãos, o que o torna uma opção atraente para as exportações de commodities agrícolas.

Em um ano em que o país enfrenta uma oferta ainda elevada de grãos, essa situação pode ampliar o potencial das exportações brasileiras de soja e milho.