Secretaria cancela licitação para reforma no Porto de Itajaí

Novas propostas devem ser conhecidas dia 8A Secretaria Especial de Portos (SEP) de Santa Catarina cancelou na tarde dessa terça, dia 30, a consulta emergencial de contratação de três empresas para reconstrução dos berços do Porto de Itajaí destruídos pela enxurrada das enchentes.

A SEP lançou nova consulta a 20 empresas e deve abrir os envelopes com os orçamentos no dia 8 de janeiro. Segundo a assessoria de imprensa da SEP, o ministro da secretaria, Pedro Brito, considerou os valores apresentados pelas empresas muito altos, uma vez que o próprio Porto de Itajaí fez um orçamento de R$ 350 milhões e as propostas oferecidas pelas empresas mais em conta superavam em muito este valor.

A SEP consultou 10 empresas na primeira vez e agora vai consultar mais 10, num total de 20 empresas para tocar de uma vez o projeto de reconstrução.

A idéia é contratar três empresas para que uma desenvolva a obra do berço 1, a segunda faça a obra do berço 3 e a outra execute a reconstrução do pátio, que cedeu à força das águas.

Em Itajaí, a notícia não foi bem recebida, uma vez que o município espera a reconstrução do porto com a maior rapidez possível e já esperou além dos prazos estabelecidos pela SEP a chegada da draga responsável pela dragagem do rio, que só aportou em Itajaí na madrugada da terça-feira, quando deveria estar no porto desde o dia 12 de dezembro.