Seminário de Agroecologia encerra com 12 recomendações no Rio Grande do Sul

Carta Agroecológica foi elaborada pelos 800 participantes durante três dias de eventoO XI Seminário Internacional e XII Seminário Estadual sobre Agroecologia terminou nesta quarta, dia 30, com a aprovação dos 12 princípios contidos na Carta Agroecológica 2011. O documento foi elaborado pelos 800 participantes durante os três dias de evento, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, tendo como base o tema "Outro olhar para o desenvolvimento".

Entre as recomendações da carta estão a consideração dos princípios da agroecologia na definição e execução de programas e projetos, além do estímulo pelo poder público à aprovação de leis e regulamentos para o aproveitamento das potencialidades energéticas das propriedades rurais. Também a inclusão do enfoque agroecológico nas políticas públicas e articular a pesquisa em rede sobre o tema.

O estímulo à agroecologia nas escolas e em programas de formação de extensionistas, à adoção de sistemas agroflorestais e aos processos de sistematização de experiências também estão contidos no documento, que recomenda, ainda, a proibição do fornecimento de sementes transgênicas com subsídios públicos e a criação de programa estadual de aquisição e distribuição de sementes crioulas.