Soja

Soja: área com replantio já supera 300 mil hectares, diz AgRural

Apesar do registro de pancadas de chuvas em vários pontos do país, os volumes seguem abaixo do ideal em regiões que vêm sofrendo com a falta de umidade desde o início do plantio

A semeadura da safra 2020/2021 de soja chegou na quinta-feira, 12,  a 70% da área estimada para o Brasil, de acordo com levantamento da AgRural. O número representa avanço de 14 pontos percentuais sobre os 56% de uma semana antes e supera os 69% da média de cinco anos.

Apesar do registro de pancadas de chuvas em vários pontos do país, os volumes seguem abaixo do ideal em regiões que vêm sofrendo com a falta de umidade desde o início do plantio, com destaque para áreas de Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul, os três maiores produtores.

Replantio

Embora ainda seja cedo para se falar em perdas de produtividade, várias áreas foram ou serão replantadas devido a problemas de germinação causados pela falta de umidade, num total que pode passar de 300 mil hectares em todo o país, com destaque para Mato Grosso.

Estimativa de safra

No fim de outubro, a AgRural estimou a área a ser plantada com soja na safra 2020/21 do Brasil em 38,3 milhões de hectares (+3,6% anuais). A produção potencial, baseada em linha de tendência de produtividade, foi calculada em 132,2 milhões de toneladas. Os números serão revisados novamente no fim de novembro.