Notícias - Soja Brasil

Soja Brasil: terá chuva no fim de semana? Confira o clima para sua região

Segundo a meteorologia o Norte do país ainda será a região com maiores volumes de chuvas nos próximos dias. Mas há precipitações em parte do Sul, Sudeste e Centro-Oeste

soja ao por do sol
Foto: Roberto Kazuhiko Zito/Embrapa

Esta quinta-feira ainda promete ser chuvosa para vários estados do país. Entretanto as precipitações perdem intensidade já no dia seguinte. A exceção é o Norte do país, que vive um período bastante chuvoso. Confira abaixo como será o clima em cada região, assim como uma previsão estendida (30 dias) para alguns municípios.

SUL

As chuvas perdem intensidade em parte da região Sul nos próximos dias. Tanto no Rio Grande do Sul, quanto em Santa Catarina, os volumes acumulados até sábado serão menores, apesar das precipitações serem diárias em alguns municípios. No domingo este cenário muda e as chuvas ganham força. Em Chapecó, por exemplo, há chance de um temporal na casa dos 44 mm acumulados no domingo. No mesmo dia, em Ronda Alta (RS), as chuvas podem chegar a 25 mm.

O Paraná é a exceção. Nesta quinta alguns municípios do estado, localizados mais próximos a Santa Catarina, ainda devem receber algum volume de precipitações, nada alarmante. A partir daí o tempo deve ficar firme, condição que deve se estender por todo o fim de semana. Há chance para formação de nevoeiro nas primeiras horas do dia do leste catarinense ao leste paranaense

SUDESTE

No Sudeste, mais especificamente em São Paulo, as chuvas também perdem força, apesar de nesta quinta ainda ter previsão para algumas pancadas pontuais. Os volumes no entanto não devem ultrapassar a casa dos 10 mm. Depois disso o tempo seco irá prevalecer. Em Minas Gerais o tempo seco impera.

As temperaturas dão uma ligeira diminuída pelo aumento da nebulosidade, mas sem extremos. Os termômetros voltam a subir a tarde em toda a região com o sol predominando.

CENTRO-OESTE

O tempo firme segue predominando em boa parte da região até domingo. A temperatura volta a subir e o calor também persiste. Lembrando que a combinação de tempo seco e quente entre Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal deverá provocar mais tardes de baixa umidade do ar.

A única exceção é o Mato Grosso do Sul que ainda registrará algum volume de chuvas nesta quinta-feira, dia 27. No entanto os volumes acumulados não devem ultrapassar a casa dos 5 mm em Campo Grande. Depois disso o tempo deve permanecer firme, ou no máximo com chuvas isoladas em alguns municípios até domingo.

NORDESTE

Nas áreas agrícolas da Bahia, Maranhão e Piauí, sem novidade, o tempo seco segue predominando, com temperaturas entre 29ºC e 32°C e umidade abaixo dos 30% durante o meio das tardes. Essa previsão se estende até domingo.

NORTE

Na quinta-feira a chuva persiste no norte e oeste da região, que vai desde o Acre até o Amapá. Sendo que os maiores acumulados estão previstos para o estado do Acre e o oeste o Amazonas, pela influência de instabilidades tropicais. Do Tocantins ao sudeste do Amazonas uma massa de ar seco predomina e inibe a formação de nuvens carregadas.

Atenção ao risco de temporal na sexta-feira no oeste do Amazonas e sobre o Amapá, mas com baixos acumulados de água, entre 15 a 30mm. O Tocantins, centro sul do Pará e sudeste do Amazonas seguem com tempo mais estável. A temperatura segue elevada em todo o Norte.

Durante o sábado a chuva é mais persistente no noroeste do Amazonas, com acumulados em torno de 30mm. Há risco de chuva forte e temporal em Macapá e Belém. Em uma faixa que vai do
Tocantins a Rondônia o tempo fica firme.

O domingo segue com chuva no norte da região, temperaturas elevadas em todos os estados e muito sol e calor entre o Tocantins, sul do Pará e sudeste do Amazonas.

Veja mais notícias sobre soja