Soja: Centro-Oeste deve receber muitas chuvas nesta terça-feira

Também são esperadas instabilidades em parte da região Sul e Sudeste, assim como no Nordeste e Norte do país. Você também pode pedir a previsão do tempo para sua cidade, veja como!

O excesso de umidade, aliada a circulação dos fortes ventos em altitude, causaram muitas chuvas na Bahia. Os acumulados em 24 horas superaram os 170 milímetros, que é quase o dobro da sua climatologia para fevereiro. Desde a madrugada desta terça-feira (dia 19) entre os estados do Espírito Santo, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais foram os que relataram os maiores acumulados de chuva, tudo por conta de um corredor de umidade e os fortes ventos em altitude.

Faça como os produtores de soja abaixo, curta a página no Facebook do Soja Brasil e nos mande o nome da sua cidade e no dia seguinte destacaremos a previsão do tempo para 15 dias para sua região!

SUL

Dia começa com tempo instável e chuva sobre toda a região Sul do país, devido à formação de instabilidades no alto da atmosfera e mais um corredor de umidade, em especial sobre o Paraná e em parte de Santa Catarina. As pancadas são rápidas, intercaladas com períodos de sol e calor, especialmente no Rio Grande do Sul, onde o sol predomina durante a maior parte do dia e mantêm as temperaturas acima dos 30°C. Além da chuva, os ventos devem passar dos 60km/h entre Santa Catarina e Paraná.

Pedido realizado pelo produtor Sergio Lopes (PR)

SUDESTE

Tempo instável e chuva são previstas sobre toda a região Sudeste, devido às instabilidades no alto da atmosfera. O que vale ressaltar é que são pancadas rápidas, intercaladas com períodos de sol e elevação da temperatura, especialmente em São Paulo, onde as máximas devem alcançar a casa dos 30°C novamente, diferente dos últimos dias marcados pela sensação de frio. Os maiores acumulados ficam concentrados entre o sul de Minas e áreas serranas do Rio de Janeiro, mas não há grandes riscos de temporais e transtornos.

CENTRO-OESTE

Tempo instável, muita variação de nebulosidade e pancadas de chuva em todo o Centro-Oeste devido à combinação de instabilidades no interior do continente. É válido ressaltar que são pancadas rápidas, intercaladas com períodos de sol e calor, especialmente em Mato Grosso do Sul, o que aliás, serve de combustível para os temporais. Na maior parte do estado as pancadas devem vir acompanhadas por trovoadas, descargas elétricas, ventos acima de 60 km/h e até eventual queda de granizo. Outro destaque é a chuva volumosa que persiste em áreas do noroeste de Mato Grosso.

Pedido realizado pela produtora Lia Mara Derlam Gomes (GO)

NORDESTE

Tempo instável e expectativa de chuva em toda a região Nordeste devido às instabilidades no alto da atmosfera. As pancadas são rápidas, isoladas e sem grande intensidade na maior parte da região, com exceção do norte entre Maranhão e Ceará, onde os acumulados são mais expressivos sob a influência da Zona de Convergência Intertropical, que é aquela faixa de nuvens mais carregadas formada nas áreas mais ao norte do país durante esta época do ano.

NORTE

Tempo instável e chuva sobre a maior parte da região Norte do país, devido às instabilidades tropicais. Dessa vez, os maiores acumulados ficam concentrados na faixa leste do Pará, com potencial para temporais. O tempo firme segue predominando em Roraima por conta da atuação de uma massa de ar seco que inibe a formação de instabilidades.

Veja mais notícias sobre soja