BOLSAS

Soja: Chicago opera próxima à estabilidade na reabertura

Maior demanda norte-americana pelo grão está dando sustentação aos preços

Os contratos da soja em grão registram preços levemente mais baixos nas negociações da sessão eletrônica na Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT) nesta quarta-feria (23).

Em sessão volátil, o mercado alterna entre os territórios positivo e negativo, dentro de pequenas margens. Os preços são sustentados devido a uma maior demanda pela oleaginosa norte-americana.

De qualquer forma, os mais recentes dados da Crop Tour, que indicaram que a falta de chuvas não está tendo um impacto significativo no potencial de produção das plantações, exercem pressão considerável.

Além disso, a queda acentuada do petróleo em Nova York completa o quadro desfavorável às cotações.

Os exportadores privados norte-americanos reportaram ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) a venda de 100 mil toneladas de farelo e torta de soja para destinos não revelados, a serem entregues na temporada 2023/24.

As lavouras de soja em Indiana, no leste dos Estados Unidos, estão com desenvolvimento melhor neste ano, na comparação com a média dos últimos três anos e ao ano passado, segundo avaliação dos participantes da Crop Tour, realizada pela Pro Farmer.

A contagem de vagens da soja chega a 1.309,96 em uma área de três pés por três pés, ante a média dos últimos três anos de 1.228,94. No ano passado, o Crop Tour estimou a contagem de vagens em 1.165,97 em uma área de três pés por três pés.

As lavouras de soja em Nebraska, no centro-norte dos Estados Unidos, estão com desenvolvimento pior neste ano, na comparação com a média dos últimos três anos. Ante o ano passado, estão melhores. A contagem de vagens da soja chega a 1.160,02 em uma área de três pés por três pés, abaixo da média dos últimos três anos 1.196,02. No ano passado, o Crop Tour estimou a contagem de vagens em 1.063,72 em uma área de três pés por três pés.

Os contratos com entrega em setembro estão cotados a US$ 13,46 por bushel, baixa de 5,50 centavos de dólar, ou 0,40%, em relação ao fechamento anterior. Os contratos com entrega em novembro de 2023 operam com recuo de 1,25 centavos de dólar, ou 0,09%, cotados a US$ 13,44 3/4 por bushels.

______________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.