Notícias - Soja Brasil

Soja: chuvas só chegam na quarta-feira para o Rio Grande do Sul

Nesta terça, a tendência é de tempo mais seco no estado. As áreas de soja do Nordeste e Centro-Oeste também devem ter uma trégua

O Rio Grande do Sul não deve registrar chuvas nesta terça-feira, a tendência é que as instabilidades só cheguem na quarta, aí sim com volumes razoáveis de chuvas. NO nordeste brasileiro o dia deve ficar mais firme, pelo menos nas áreas de soja. Confira abaixo a meteorologia.

SUL

O dia deve ser marcado por tempo seco no Rio Grande do Sul e boa parte de Santa Catarina. Somente no Paraná deve chover e de maneira generalizada. A região próxima aa Castro deve receber os maiores volumes acumulados, na casa de 10 mm.

Entretanto, os produtores de soja do Rio Grande do Sul irão receber fortes chuvas nesta próxima quarta-feira, 18. Aliás, os mapas mostram chuvas bastante generalizadas se espalhando por todo o sul do país. Para os gaúchos as instabilidades serão volumosas e devem afetar o estado de norte a sul, tanto que chove pelo menos 25 mm em Alegrete e 30 mm em Erechim.

Em Santa Catarina os acumulados podem passar dos 40 mm em Chapecó e 35 mm em Lages. No Paraná os maiores volumes acontecem próximo a Ivaí, com mais de 20 mm.

SUDESTE

Pouca coisa muda na região Sudeste se comparado ao dia anterior. Ou seja, as chuvas serão mais generalizadas nas lavouras paulistas e no sul de Minas Gerais. Os maiores acumulados acontecem próximo a Lins (SP), com 8 mm e em Araxá (MG) com 2 mm.

CENTRO-OESTE

Na terça-feira ainda existe possibilidade de chuva em boa parte do Centro-oeste devido a combinação entre calor e umidade, além da atuação de instabilidades no interior do continente. Vale ressaltar, no entanto, que a chuva deve ser rápida e sem grande intensidade. Não são esperados grandes volumes. O tempo firme deve predominar entre o nordeste de Mato Grosso do Sul e no sul e leste de Goiás devido a presença de uma massa de ar seco que inibe a formação de instabilidades.

NORDESTE

As chuvas se espalham por toda a região, mas de maneira manchada e pouco volumosa, pelo menos nas áreas onde se produz soja. No oeste da Bahia, onde estão Barreiras e Luiz Eduardo Magalhães, os volumes não passam dos 2 mm.

No Piauí e Maranhão no máximo pode garoar e em algumas regiões apenas. Mas a tendência é tempo firme nesta terça-feira.

NORTE

Na terça-feira pouca coisa muda e a chuva ainda se espalha pelo Norte brasileiro, mesmo que sejam pancadas rápidas, intercaladas com períodos de melhoria e calor. Acumulados significativos podem ser registrados no nordeste do Pará, entre 20 mm e 40 mm.

Veja mais notícias sobre soja