Soja: compradores recuam com expectativa de que cotação caia com supersafra

Do lado dos produtores, a aposta é que a demanda externa, gerada pela menor produção argentina, possa impulsionar os preços

Fonte: Roberta Silveira/Canal Rural

Uma parcela de compradores de soja consultados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) reduziu as aquisições, à espera de queda nos valores nas próximas semanas. A expectativa é baseada na possibilidade de uma safra volumosa.  

O clima favorece a colheita, que já está na reta final em Mato Grosso e também em parte do Paraná, e as expectativas de produtividade elevada na atual temporada vão se confirmando, segundo o Cepea.

Grande parte dos produtores, entretanto, negocia poucos volumes a valores menores, a fim de “fazer caixa” e, em seguida, elevam os preços pedidos, fundamentados nas expectativas de aumento na demanda externa, por conta da menor safra argentina. Nesse cenário, verifica-se maior disparidade entre os preços de compradores e de vendedores.

Entre 16 e 23 de março, o indicador Esalq/BM&FBovespa da soja Paranaguá recuou 0,74%, a R$ 78,71 por saca de 60 quilos nessa sexta, dia 23. Já os valores do índice Esalq/BM&FBovespa Paraná, o preço caiu 1,47%, com a saca de 60 quilos cotada a R$ 72,93 na mesma data.