Soja preta é novidade entre sementes crioulas apresentadas em seminário no Sul do Brasil

Ideia é preservar e trocar insumosAgricultores familiares e lideranças políticas de 22 municípios do Rio Grande do Sul se reuniram no município de Tenente Portela, na região noroeste do Estado, para defender o resgate e plantio das sementes crioulas. Eles participaram do 3º Seminário Sementes Patrimônio Sociocultural e 1º Encontro Regional pelas Sementes Crioulas, eventos que reuniram aproximadamente 450 pessoas no distrito de São Pedro, na última semana.

– A defesa das sementes crioulas é o ponto de partida de um trabalho que tem futuro – disse o assessor técnico da Ong AS-PTA, com sede no Rio de Janeiro, Gabriel Fernandes.

Outras regiões do país, segundo Fernandes, também preservam e trocam sementes.

– Os agricultores familiares devem buscar, através de suas organizações, o reconhecimento político da produção agroecológica – defende o gerente da Emater/RS-Ascar da região administrativa de Ijuí, Geraldo Kasper.

A ideia de criar uma rede de Guardiões das Sementes já tem adeptos em vários municípios do Rio Grande do Sul.

Sementes Crioulas
Variedade de semente crioula é, na definição do pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Gilberto Bevilaqua, qualquer semente que esteja na comunidade há muito tempo – mais de 15 anos. Em alguns casos, segundo Bevilaqua, as sementes crioulas podem ser mais ricas sob o ponto de vista nutricional que as sementes melhoradas pela pesquisa.