Agricultura

Biodiesel: mistura deve voltar a 13% já no próximo leilão, diz Tereza Cristina

De acordo com a ministra da Agricultura, a redução foi pontual e o Brasil ainda tem condições de alcançar a mistura de 15% até o fim do ano

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou que a adoção do mandato B13, que prevê 13% de uso de biodiesel na mistura do diesel deve ser retomado no próximo leilão da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

“É uma medida pontual. Acredito que com uma safra boa, podemos retomar o B15 até o fim do ano”, disse a ministra durante o painel “Os 3 I’s da Agricultura: Inovação, Infraestrutura e Instrumentos Verdes”, no segundo dia do Fórum de Investimentos Brasil 2021 (BIF), realizado nesta terça-feira, 1º.

O evento virtual internacional sobre atração de investimentos estrangeiros para o Brasil é organizado pela Apex-Brasil, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e governo federal.

O porcentual obrigatório da mistura do biodiesel no óleo diesel foi reduzido de 13% para 10% para o 79º Leilão de Biodiesel, realizado para abastecer o mercado nos meses de maio e junho. No evento, a ministra lembrou que a determinação do nível obrigatório da mistura de biodiesel é da alçada do Ministério de Minas e Energia.

Na avaliação de Tereza Cristina, a redução não é um sinal contrário do governo à política sustentável. “Foi uma medida pontual e necessária. Não é uma ação que gostaríamos de ter feito, mas precisou ser tomada para que não fosse lançada medida mais extrema e para que não tivéssemos problemas de desabastecimento de soja no mercado doméstico para a cadeia animal”, concluiu.