Brasil deve reduzir desmatamento entre 30% e 40% até 2017

É o que prevê o Plano Nacional de Mudança do Clima, lançado nesta segundaO Plano Nacional de Mudança do Clima traz, pela primeira vez, metas para redução de emissões de gás carbônico pelo Brasil, principalmente as provocadas pelo desmatamento. De acordo com o programa, que será assinado ainda nesta segunda, dia 1º, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, até 2017 o país deve diminuir o desmatamento entre 30% e 40%. Essas metas poderão evitar a emissão de 4,8 bilhões de toneladas de dióxido de carbono.

No Brasil, o desmatamento é responsável por 75% das emissões de gases causadores do efeito estufa. O cálculo para a queda da devastação leva em conta metas avaliadas a cada quatro anos.

Em entrevista antes da assinatura do plano, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, ressaltou que a definição de metas ? que enfrentava resistência no governo brasileiro ? só foi possível “porque mudou a relação política dentro do governo para isso”. Segundo ele, também “mudou a percepção da sociedade e da academia sobre o tema”.

O plano deve ser uma das cartas na manga do Brasil durante a negociação de um novo acordo global sobre o clima, que começou nesta segunda em Póznan, na Polônia.