Soja Brasil

Soja: previsão de chuva até dia 7 de março; planeje a colheita

Em Mato Grosso, a área colhida já se aproxima de 80%. No Sul, o Paraná é o que está mais à frente, com 32% dos hectares destinados à oleaginosa já trabalhados

Os estados brasileiros estão adiantados na colheita de soja, mesmo com o excesso de chuvas em certas áreas. Em Mato Grosso, a área trabalhada já se aproxima de 80%. No Sul, o Paraná é o que está mais à frente, com 32% dos hectares destinados à oleaginosa colhidos, de acordo com o levantamento da última sexta-feira (25) de Safras & Mercado.

colheita de Soja paraná
Foto: Gilson Abreu/AEN

Assim, o excesso de chuva pode atrapalhar a tarefa de retirada do grão do solo, mas, por outro lado, pode beneficiar o plantio da cultura subsequente. Acompanhe a previsão do tempo até dia 7 de março para as cinco regiões:

Sul

Entre o último sábado (26) e a próxima quarta-feira (2), a previsão é de acumulados de chuva de cerca de 40 mm nos três estados da região. Neste período, áreas da Campanha Gaúcha recebem até 70 mm. No entanto, de 3 a 7 de março, a umidade diminui, com pancadas isoladas no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. O volume não deve ultrapassar os 25 mm durante estes dias.

Sudeste

A região será marcada pelo aumento das temperaturas nos próximos dias. Ainda há previsão de chuva até a próxima quarta-feira (2), mas são pancadas muito localizadas. No entanto, não se descarta a possibilidade de granizo por conta da alta dos termômetros. De 3 a 7 de março, as áreas de instabilidade ainda atuam na região, com chuva um pouco mais abrangente. Nos quatro estados, volumes devem chegar a 25 mm.

Centro-Oeste

O corredor de umidade que provocou muita chuva nos últimos dias no Centro-Oeste já perdeu intensidade. Até dia 2, a tendência é de precipitações isoladas entre Goiás e Mato Grosso. Há grande possibilidade de granizo devido às altas temperaturas também. Já entre 3 e 7 de março, a chuva mais volumosa acontece em Mato Grosso e norte de Goiás, com mais de 40 mm. Enquanto isso, sul de Goiás e Mato Grosso do Sul quase nçao recebem água.

Nordeste

O tempo segue instável no Nordeste. A região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) deve receber as maiores quantidades de chuva. Nos estados da costa, pancadas leves e localizadas. Por outro lado, entre os dias 3 e 7, as principais regiões produtoras de soja e milho recebem mais água, com previsão de 40 mm acumulados.

Norte

Todos os estados da região Norte continuam a receber chuva até a próxima quarta-feira (2). Os maiores acumulados no interior do Amazonas e em Roraima. De 3 a 7 de março, do Tocantins até o Acre, os acumulados podem passar de 60 mm.