Soja Brasil

Chuva em parte do Sul e tempo firme no Centro-Oeste beneficiam soja

Em parte do Sudeste, também chove forte na semana, mas intercalado com maiores períodos de sol. Boletim traz previsão até o final de janeiro

O Sul do Brasil recebeu volumes expressivos de chuva neste último final de semana. A tendência é que entre terça-feira (16) e o próximo sábado (21), as precipitações continuem. No entanto, desta vez, mais concentradas entre Paraná e Santa Catarina.

No Rio Grande do Sul, um problema: o tempo já volta a abrir e as temperaturas a disparar, com os termômetros chegando aos 40ºC em algumas áreas. Como dissemos anteriormente, essa condição prejudica a absorção de água no solo.

Em parte do Sudeste, também chove forte na semana, mas intercalado com maiores períodos de sol. Já no Centro-Oeste, onde a colheita da soja já está avançando, o tempo mais firme durante os próximos dias vai ajudar a passagem das máquinas na lavoura.

Chuva no Matopiba e Norte

soja gota de chuva caindo tempo
Foto: Pixabay

Áreas do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) também recebem chuva, assim como o Norte do país, como em Rondônia, onde a precipitação foi muito irregular nos últimos meses. Contudo, de 22 a 26 de janeiro, a presença de um corredor de umidade entre o Sudeste e o Centro-Oeste traz maiores volumes a estas regiões. Em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso deve chover cerca de 70 mm no período.

No Sul, a chuva falha mais uma vez no Rio Grande do Sul, com apenas cerca de 15 mm no sul do estado. Matopiba, regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste devem ser mais beneficiadas nesse quesito. Já no fim do mês, entre 27 e 31, a parte central e Norte do Brasil continuam com mais umidade nas áreas de soja.

No Sul, janeiro se despede com no máximo 30 mm de chuva para os três estados.