Soja Brasil

Virada do ano pode trazer chuva para áreas de soja do RS; veja previsão

Recentemente, seis municípios gaúchos declararam situação de emergência por conta da seca

O verão começa oficialmente nesta próxima terça-feira (21) e se estende até 20 de março de 2022. A estação será marcada por chuva acima da média na metade Norte do país e abaixo no Sudeste, parte do Centro-Oeste (Mato Grosso do Sul) e nos três estados do Sul. Esse cenário, aliás, é típico de anos com incidência do fenômeno climático La Niña.

No entanto, até o Natal (25), pode chover cerca de 30 mm no norte e centro do estado do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e sul e centro do Paraná. Porém, é uma precipitação isolada, em poucos pontos. Desta forma, a situação vai ficando cada vez mais crítica, visto que alguns municípios, inclusive, já declararam situação de emergência pela estiagem. É o caso de Júlio de Castilhos, Cerro Grande, Espumoso, Rondinha, Tupanciretã e Frederico Westphalen.

Contudo, é na virada do ano que os agrometeorologistas apostam que a umidade venha de forma mais uniforme para o estado gaúcho, ajudando, com isso, no estágio inicial do plantio da soja. Até a última sexta-feira (17), 91% das lavouras estavam semeadas. O número está abaixo da média dos últimos cinco anos, que é de 94,8%.

Com isso, os destaques da chuva até o próximo sábado ficam para as lavouras de soja de Minas Gerais, Goiás, Tocantins e parte de Mato Grosso.