Governo exige mais transparência no mercado de derivativos

A partir de 15 de março, BC vai registrar todas as operações de hedgeO governo quer mais transparência no mercado de derivativos. Para aumentar o controle, o Conselho Monetário Nacional (CMN) determinou o registro das operações de hedge.

A partir de 15 de março o Banco Central vai registrar todas as operações de hedge, aquelas feitas para dar garantia a um determinado contrato. Um exemplo é a compra ou venda de dólar no mercado futuro. A preocupação do governo é controlar o risco que essas transações representam.Grandes empresas, como a Sadia e a Aracruz, tiveram prejuízos em 2008 por causa dessa prática.

? A crise evidenciou diversas situações, inclusive as no mercado derivativo, por isso queremos estimular a transparência ? explica o chefe do Departamento de Normas do Banco Central, Sérgio Odilon dos Anjos.

Também foi aprovada a compra de Cotas do Fundo de Aval para facilitar o acesso ao crédito. Agências de fomento e bancos de desenvolvimento vão ter a disposição R$ 1 bilhão para garantir financiamentos a produtores rurais e cooperativas. Outros R$ 4 bilhões vão beneficiar pequenas, médias e grandes empresas.