Agricultura

Impulsionado pela soja, Porto Murtinho deve bater recorde de movimentação este ano

No primeiro bimestre, exportações do grão pela hidrovia que tem o porto como destino final alcançaram 122.400 toneladas

As exportações de produtos pelo terminal portuário de Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul, devem bater recorde este ano, superando as 700 mil toneladas, impulsionadas principalmente pela soja. A informação é da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Inovação e Tecnologia (Semadesc), em nota.

No primeiro bimestre, as exportações de soja pela hidrovia que tem por destino final Porto Murtinho alcançaram 122.400 toneladas. “Além disso, já está contratado até o fim do ano o equivalente a 675 mil toneladas”, diz a Semadesc, sendo que, no ano passado, foram mais de 300 mil toneladas de soja e açúcar movimentados no porto.

Hidrovia como estratégia de escoamento

Atualmente, a movimentação de cargas é feita pelo Terminal Portuário do Grupo FV, que foi inaugurado em 2020, apostando na hidrovia como estratégia de escoamento de grãos.

O terreno do terminal abrange 50 hectares, possuindo o total de 26 hectares de área útil, sendo 500 metros de frente para o Rio Paraguai, diz a Semadesc.

A capacidade de fluxo de embarque é de mil toneladas por hora para o transbordo de soja, milho e açúcar, assim como a importação de fertilizantes. Sua estrutura tem a capacidade de movimentar até 2 milhões de toneladas de grãos por ano.

______________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.