Para Lula, Conferência do Clima vai mostrar real intenção dos países sobre redução de gases

Presidente afirma trabalhar com a expectativa de acordo até evento na DinamarcaO presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesse domingo, dia 29, que a Conferência do Clima, em Copenhague, na Dinamarca, vai expor as reais intenções dos países em relação às metas de redução da emissão de gases que provocam o efeito estufa. Para Lula, também será uma oportunidade para colocar em xeque a disposição dos países desenvolvidos de custear avanços tecnológicos que permitam aos países em desenvolvimento enfrentar as mudanças climáticas.

? Copenhague é um lugar em que a gente vai aferir quem está falando a verdade sobre a questão de clima, quem quer contribuir, quem quer custear os avanços tecnológicos para os países pobres poderem crescer economicamente e preservar o meio ambiente. O Brasil tomou a atitude de mostrar qual é a sua posição ? disse o presidente ao desembarcar em Estoril, onde participa nesta segunda, dia 30, da 19ª Cúpula Ibero-Americana.

O presidente disse que trabalha com a expectativa de um acordo até 18 de dezembro.

? Eu sempre trabalho com a hipótese de que nas negociações nós deveríamos chegar a alguns números, que não seja tudo o que algum individualmente quer, mas que seja possível construir. É assim que a gente negocia, é assim que a gente faz política e vamos continuar trabalhando.