Porkshow discute desafios do mercado e tecnologia para carne suína

Evento realizado no Paraná reúne especilialistas de 45 paísesOs desafios do mercado para a carne suína nos próximos anos e o que a tecnologia está fazendo pelo setor estão na Porkshow, em Curitiba (PR). O evento reúne especialistas e produtores de 45 países ligados à cadeia produtiva dos suínos.

Segundo o Órgão das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), a carne suína é a mais consumida atualmente no mundo. Serão 105 milhões de toneladas até o final deste ano e 26 milhões de toneladas até 2017. Esse aumento é resultado de um conjunto de fatores apresentados por especialistas no evento. Um público de 16 mil pessoas ligadas à cadeia produtiva dos suínos veio buscar as informações.

Este pode ser um momento como a suinocultura nunca viveu em sua história. o aumento na demanda por alimentos fez com que os Estados Unidos, maior produtor mundial, abatesse 50 mil matrizes de 2007 até agora. A Comunidade Européia, segundo produtor, abateu 800 mil matrizes e o Canadá, terceiro produtor, abateu 150 mil animais.

Junto com a crise financeira nos Estados Unidos e uma doença na China que provocou a morte de 50 milhões de suínos pode estar se formando um cenário altamente favorável para o Brasil.

Um dos organizadores da Porkexpo, Luciano Roppa, acredita que, nos próximos dois anos, o Brasil pode exportar pelo menos 15% mais do que as 600 mil toneladas que irão para o exterior este ano. Segundo especialistas, o que o Brasil precisa é superar barreiras políticas, tarifárias e sanitárias.